Ipsis Litteris

Revisão de textos



sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Música, sexo e tempestade

A banda estado-unidense 30 Seconds to Mars ainda está com o pé na estrada divulgando seu mais recente trabalho, This is war (2009), e fazendo muito show. Mas show mesmo está o videoclipe da 6ª faixa do álbum, Hurricane. Inicialmente, a faixa foi engendrada em parceria com o rapper também estado-unidense Kanye West, mas questões jurídicas procastinaram a divulgação dessa versão para 2010, quando do lançamento da edição deluxe do álbum.

No videoclipe de Hurricane também não aparecem os vocais do rapper, e óbices outros dificultam sua divulgação na televisão, especialmente. Não é por menos: cenas violentas de sadomasoquismo dão lardo a uma sequência quase surreal de perseguição e fuga.

À parte toda a polêmica, o videoclipe, um thriller de cerca de 13 minutos, foi concebido como um longa-metragem: no início, apresenta-se o nome da produtora (Sisyphus), do diretor (Bartholomew Cubbins, que, na realidade, é pseudonimo de Jared Leto, o vocalista da banda) e dos atores, os integrantes da 30 Seconds to Mars – Tomo Milicevic e os irmãos Leto.

Os nomes podem revelar detalhes do que está por vir. Na mitologia greco-romana, Sisifo é sinônimo de tarefa contínua, em eterno recomeço: em uma das versões do mito, Sísifo é condenado por Zeus a empurrar, eternamente, para o alto de uma montanha, uma enorme pedra, que, uma vez lá em cima, tornava a rolar para baixo, reiniciando o trabalho do condenado.

Bartholomew Cubbins, por sua vez, é personagem de dois livros infantis da autoria de Dr. Seuss. Em um deles, The 500 Hats of Bartholomew Cubbins (1938), Bartholomew, um garoto pobre dos tempos feudais, ao tirar o chapéu, em reverência ao rei de Didd, que à sua frente passava, é surpreendido por outro chapéu, mais bonito que o primeiro, que misteriosamente aparece em sua cabeça. Outros 498 chapéus aparecem, um a um, da mesma forma.

Ambos os personagens, Sísifo e Bartholomew, reforçam a ideia cíclica e contínua da busca/fuga do prazer erótico apresentada no curta-metragem em pauta, que se divide em três partes. Segue-se uma síntese:

Chapter 1 – Birth marca uma tempestade noturna em formação nos céus de Manhattan e instaura o desafio de cada personagem, ao som de Escape, a 1ª faixa do álbum.

Chapter 2 – Life desenvolve os temas relativos ao sadomasoquismo e também alguns elementos enigmáticos, como a chave atada a uma fita vermelha. Símbolos tatuados na pele ganham dimensões transdérmicas. Ouve-se outra faixa do álbum, a 2ª, Night of the Hunter.

Chapter 3 – Death põe fim às perseguições, mas não resolve os enigmas apresentados, o que, do ponto de vista discursivo, deixa a produção mais instigante, possibilitando diversas leituras e leituras diversas. Vozes femininas em francês e espanhol corroboram a atmosfera erótica.

Ainda que o título da música sugira, nenhum furacão literalmente aparece no videoclipe, mas faz referência à turbulência sexual-emocional em que os personagens se envolvem.

O polêmico videoclipe (e sua versão mais “light”) pode ser conferido no site oficial da banda: http://bit.ly/dxsQu3.

Jared Leto, além de vocalista da 30 Seconds to Mars, é ator(http://imdb.to/h9gQ4). Entre as produções cinematográficas  em que atuou estão Garota, Interrompida (1999), Clube da Luta (1999), Réquiem para um Sonho (2000) e O Quarto do Pânico (2002).

Um comentário:

Renata Ramos disse...

Jared Leto me fazia suspirar em My So-called life... Mas ainda não conheço o som de sua banda, vou ouvir!