Ipsis Litteris

Revisão de textos



sexta-feira, 23 de julho de 2010

Aprendi com o Farmville!

É bem verdade que o Farmville acabou se tornando um vício para mim. Resisti muito e por muito tempo a me entregar a esse joguinho, aparentemente, tolo.
Fato é que sou hoje farmvillemaníaco e até meus conhecimentos botânicos e faunianos melhoram muito. Acreditava piamente (e ainda acredito, mas com certa reserva agora) que não existiam frutas azuis. E por uma razão nada científica: azul é uma cor máscula; fruta é sinônimo de gay; logo, não poderia haver fruta azul. Entendeu?
E o Farmville jogou areia na minha (pseudo)teoria, apresentando-me um tanto de “berries”: cranberries, blackberries, elderberries, raspberries, strawberries e – tchã-rã-rã-rã – BLUEberries (!), cujo nome científico é Vaccinium myrtillus.
Um pouco de biologia…
Nativo da Europa e da Ásia, o Vaccinium myrtillus, popularmente conhecido como mirtilo (outros nomes: arando, uva-do-monte, vacínio), é um subarbusto da família das ericáceas, atinge no máximo 60 centímetros de altura e se caracteriza por folhas ovadas, agudas, finamente denteadas, flores esverdeadas ou róseas e pequenas bagas globosas azuladas (definição do dicionário Houaiss).
… de dicionário…
Cada fruto do mirtilo é uma baga, ou seja, um fruto simples, carnoso, indeiscente (que não se abre naturalmente ao atingir a maturação), frequentemente comestível, com um ou mais carpelos e sementes (como o tomate, a uva e o mamão).
… de gastronomia…
O mirtilo é muito cultivado pelos frutos doces, usados em geléias, tortas e bebidas alcoólicas, cujas cascas melhoram a visão noturna.
… e de filosofia.
Segundo o dicionário Houaiss,  azulado é aquilo “que tem cor tirante a azul, ou que a ele se assemelha”, portanto, não é azul. Ora, se o fruto do mirtilo é uma baga globosa azulada, minha teoria não foi ainda derrubada.
A menos que uma outra candidata a fruta azul seja apresentada, minha convicção continua.

Nenhum comentário: