Ipsis Litteris

Revisão de textos



terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Unheilig–uma viagem ao mar

Para mim, não foi nenhuma surpresa encontrar a banda Unheilig entre os indicados ao prêmio Best Breaking Act International do Swiss Music Awards 2011 (http://bit.ly/gJrI93). A parceria entre a voz grave e suave de Der Graf e o estilo Neue Deutsche Härte novamente produziram mais um álbum delicioso aos ouvidos, Große Freiheit (2010) – doravante GF – o sétimo da banda alemã de Aachen (Renânia do Norte-Vestfália), em atividade desde 1999, liderada por Bernd Heinrich Graf (Der Graf – O Conde, em portugês) – hoje conta também com Henning Verlage (teclado), Christoph “Licky” Tremühlen (guitarra) e Martin “Potti” Potthoff (percussão).

GF é um álbum ímpar em sua composição. A maioria dos artistas simplesmente agrupa um número x de composições de acordo com o estilo ou um tema, mas sem um certa coesão interna.

Em GF, é muito nítida a ideia que alinha cada faixa entre si e lhe confere um grau de, digamos, desenvolvimento temático, um enredo mesmo, visto que o álbum conta uma história cujos capítulos correspondem às faixas. Tal tipo de aproximação entre composição de um álbum e literatura até então eu só conhecia no Pink Floyd – excetuando-se, por motivos óbvios, óperas, musicais e, talvez, trilhas sonoras.

E a história narrada em GF tem claramente identificados um começo, um meio e um fim. O mar é a grande inspiração de Der Graf e Verlage para as composições do álbum. Trata-se de uma viagem pelo mar, um lançar-se aos braços da liberdade, da grande liberdade (die große Freiheit).

A jornada começa com um chamado ao embarque (Das Meer):

Komm geh mit mir zum Meer

um auf ein Schiff zu geh´n.

Komm geh mit mir zum Meer

um in die Welt zu seh´n. […]

e vai terminar em novas terras (Neuland), faixa instrumental que trabalha “audiossensorialmente” o ouvinte.

Mas o percurso, como no mar, não é linear e envolve reviravoltas e, mais profundamente, toda a viagem é um processo de descobrimento pessoal.

Em Für immer, uma brincadeira gostosa: compartilhar tristezas, ansiedades, sonhos

[…] Weinst Du auch, wenn Deine Welt zerbricht?

Weinst Du? Ich weine mit!

Brauchst Du mich, wenn Du am Abgrund stehst?

Springst Du?

mas, na hora de compartilhar o salto (e aí eu ri fartamente quando ouvi a faixa pela primeira vez, pois me lembrei da famosa maria-vai-com-as-outras),

ICH HALTE DICH!

Adiante, Geboren um zu leben e Unter deiner Flagge são os carros-chefe do álbum, ambas com uma mensagem otimista, do tipo “conte comigo”. Quanto à “mensagem”, Unter deiner Flagge assemelha-se muito a An deiner Seite, faixa do sexto álbum, Puppenspiel (2008).

Já bem no meio do álbum, ou seja, em pleno alto-mar,

oh große Freiheit

ich hab mich nach dir gesehnt

du hast dich in mein Herz geträumt

es ist schön dich wieder zu sehn

e a sensação que se tem é que realmente o mundo é todo seu (“die Welt liegt dir zu Füßen”), basta abrir os braços para recebê-lo.

A viagem perfaz aproximadamente 1 hora, mas o tempo psicológico rende mais, muito mais, para o único personagem dessa viagem, o ouvinte. Der Graf é o narrador de voz maviosa, quase um canto de sereia, que, mediante o recurso de um discurso indireto livre, por vezes se apresenta como um companheiro nessa viagem.

Os videoclipes de Geboren um zu leben e Unter deiner Flagge estão impecáveis. Der Graf, como sempre, histriônico: um regente sem batuta conduzindo uma orquestra invisível.

Na Winteredition de GF, há mais 8 faixas, 3 inéditas (Schenk mir ein Wunder, Auf Kurs e Winterland), 2 outras versões para Winterland, 1 versão em piano para Geboren um zu leben e Unter deine Flagge (a voz de Der Graf já é, de per si, wunderbar, ao som de um piano então…) e uma narração do conto de fadas A Bela Adormecia (Der Graf list „Dornröschen“).

Estou de pleno acordo com um dos comentários postados no Myspace da banda (www.myspace.com/unheilig): com a voz que Der Graf tem, uma música com três ou quatro minutos dura muito pouco. Tem-se vontade de ouvir mais, muito mais. Já dei meu voto para a Unheilig no Swiss Music Awards 2011. Agora é torcer para que haja uma turnê pelo Brasil.

Site oficial da banda: www.unheilig.com

Facebook: www.facebook.com/Unheilig

Nenhum comentário: